fonte: http://www.brazilpatchworkshow.com.br/curiosidades.html
“ - Então, Sr. Trapunto, o que posso fazer pelo senhor?”
Eu vou lhe contar tudo, desde o início...
Quiltéria, minha mulher, sempre gostou de artesanato. Adorava freqüentar feirinhas, comprava coisas pra alegrar a casa, até fazia um bordado de ponto cruz de vez em quando. Um dia, uma amiga que tinha chegado dos Estados Unidos trouxe uma revista. Uma simples revista. Inofensiva. Pelo menos, era o que eu pensava...
Já estávamos casados há alguns anos, dois filhos, tudo ia bem na nossa vida. Mas aquela revista... Era uma revista de decoração em estilo country. Quiltéria ficou encantada com umas colchas e falou:
" - Nossa! Que lindo isso!! Será que é difícil de fazer?"
E a amiga disse:
" - Acho que não. Olha só, aqui no final da revista tem uns moldes e umas explicações. Eu te empresto a revista e você tenta."
Ela deixou a revista num canto e ficou se enrolando uns tempos. Até que vieram as férias e ela reclamou que estava sem saber o que fazer nos dias que passaríamos na praia. E eu sugeri:
" - Por que você não tenta aqueles trabalhos da revista que a sua amiga te emprestou? Faz semanas que está aí. Se não for pra fazer é melhor devolver."
Quando penso que EU sugeri! Não consigo me conformar...
Ela saiu, comprou uns panos e, no final de uma tarde, tinha um pegador de panelas pronto. Me mostrou, orgulhosa do resultado e eu incentivei. EU INCENTIVEI!!! Mesmo não entendendo nada de costura dava pra ver que não tinha ficado lá essas coisas, e a confirmação veio quando, na primeira lavada, o negócio praticamente se desintegrou. Mas ela estava empolgada e já tinha descoberto um curso numa loja de tecidos. O curso durava oito semanas, só que ela convenceu a professora de que não poderia, por causa do trabalho, fazer nesse prazo. Precisava fazer em quatro, já que seria só pra ter as bases mesmo, era só um hobby, não era?
Foi aos poucos. Eu nem percebi. Hoje eu olho pra trás e tento identificar o momento em que tudo começou, mas não consigo... No começo foi legal, ela estava empolgada, alegre. Logo terminou uma manta, “um sampler”, ela disse. Comecei a ouvir as conversas dela pelo telefone com as amigas e vi que era uma linguagem incompreensível pra mim:
" - Oi! Terminei meu quillow! Sério. Não, quiltado à mão! Juro! Uns blocos em foundation outros em apliqué, com as bordas mittered. É verdade! Tô tão orgulhosa... Agora estou aqui pensando se faço uma colcha em Baltimore ou um panô em Bargello. O que você acha?"
Quillow? Quilt? Foundation? Bargello? Baltimore, pra mim sempre fora uma cidade dos Estados Unidos, mas, aparentemente, eu estava enganado.
Nossa comunicação estava começando a ficar difícil. Mas o pior nem era isso... O problema era a invasão silenciosa da nossa casa. Aos poucos começamos a encontrar tecidos, livros, e todo tipo de material de costura em todos os cantos. Sentar no sofá era um perigo! Ser picado por uma agulha era o mínimo que podia acontecer. Isso, claro, quando a gente conseguia um espaço pra sentar. Geralmente tudo estava tomado pelo estojo de costura, o bastidor e a colcha King Size que ela estava quiltando.
Andar descalço era uma temeridade. Alfinetes malignos e mal intencionados insistiam em chamar a atenção para o fato de estarem caídos pelo chão e pediam pra serem levados pra caixinha usando, pra isso, de meios sórdidos como se enfiarem nos nossos calcanhares que doíam pra caramba! Nem Aquiles suportou um ataque covarde no calcanhar, que dirá nossos pobres calcanhares mortais...
A estante foi tomada pelos livros e revistas de patchwork que chegavam dentro de sacolas a cada vez que ela saía e passava numa livraria: "Estava em promoção, olha só!" Mas também pelo correio, com as coisas que ela pedia pela internet. “Você sabia que livros NÃO PAGAM imposto de importação? Não é o máximo?"
Tecidos então... Estavam por tudo. Acho que algum cientista ainda vai descobrir que tecidos têm vida própria e que, ainda por cima, se reproduzem! Afinal, como explicar as vezes em que eu fui buscar uma toalha de banho no escuro e descobri ao acender a luz que era um tecido de florzinhas roxas? Sem contar que, quando ela viu, deu um grito e disse:
" - O QUÊ?! Você não está pensando em se enxugar com meu tecido Debbie Mumm novinho, né?"
Não sei quem é essa Debbie-não-sei-o-quê, mas deve ser alguém muito importante... Muito mais do que eu e nossos filhos, que a essas alturas já não tinham roupas limpas porque os tecidos tomavam conta dos varais. E quando esses acabaram, das portas, das janelas e de onde mais fosse possível pendurar alguma coisa.
" - A gente tem de lavar os tecidos antes de usar pra soltar toda a tinta e encolher tudo o que for necessário, senão o trabalho fica horrível depois."
Horríveis, na verdade, tinham ficado nossas refeições...
Primeiro, Quiltéria começou a fazer só pratos super rápidos (afinal, tinha ficado costurando até as barrigas roncarem mais alto do que a máquina de costura). Depois começaram os PFs (pratos feitos), já que não tinha nenhum espaço na mesa que não fosse tomado por moldes, tecidos, régua, tesouras, alfinetes, etc., etc., etc. Sobravam exatos 10cm de mesa, suficientes, quando muito, pra colocar um pratinho de sobremesa pra cada um. E ai de quem respingasse uma só gota de qualquer coisa naquilo tudo!
Num domingo, estávamos todos em casa quando, de repente, tocou um despertador. Eu levei um susto! Perguntei porque o despertador estava tocando no meio da tarde e não acreditei na resposta que ela deu sem nem levantar os olhos do EPP que estava fazendo:
" - Ah! É o horário de ir buscar as crianças na escola. Eu coloquei pra despertar pra eu não esquecer... Você sabe, quando eu pego numa costura não vejo a hora passar!"
E tem mais! Nos armários, começaram a aparecer sacolas e mais sacolas. Aliás, as sacolas estavam também na sala, ao lado do sofá, no nosso quarto, ao lado da cama, na área de serviço... Essas sacolas eram um mistério para mim, até que um dia interceptei uma conversa, e vi que a coisa era ainda pior do que eu imaginava!
" - Tô arrasada. Tenhos uns 10 UFOs aqui em casa! Não, ainda não consegui dar um fim naquele da sala, acredita? Só faltam as flores de fuxico e o viés e eu não me animo! Não, não é nem mais um WIP, já é UFO mesmo! O problema é que tem pelo menos uns outros 10 projetos que eu quero começar, mas estou me segurando. Então, menina, tem aquela revista japonesa que tem umas bolsas em chenille que são demais! Mas eu já disse que só pego na bolsa depois de terminar pelo menos aquela aplicação em freezer paper que está me esperando há séculos no quarto!!! Aliás, freezer paper, não! AVBond*Paper! Nacional e muito melhor!!! "
Dentro das sacolas tinham UFOs?!!! Minha mulher estava recebendo marcianos em casa e ainda fazendo fuxicos com eles? Logo ela, que nunca foi de falar mal da vida de ninguém! Será que ela estava a ponto de ser abduzida?! E que história era aquela de coisa congelada no quarto? Talvez fosse esse tal de WIP, de quem eu nunca ouvi falar! E quem é esse Bond Não-sei-das-quantas?! Será que ela agora também era espiã? E se a polícia baixasse aqui em casa? A NASA, a CIA, o FBI? Já estava até vendo a cena... Helicópteros sobrevoando a casa, as crianças apavoradas num canto e aqueles homens em macacões e capacetes de astronauta entrando na casa, vasculhando tudo e dizendo:
" - Soubemos que a dona desta casa trabalha como espiã e mantém WIPs congelados no quarto, enrolados em papel pra freezer, além de ter UFOs reféns, presos em bolsas de chenille." (Chenille, o que é isso, meu Deus?!).
E ela, com ar de desdém:
" - Humpft! Esse macacão deles podia pelo menos ter um quiltzinho à máquina!"
Achei que aquilo tudo já estava indo longe demais! Falei com ela, tentei ser compreensivo. Disse que estava sentindo falta dela, de passearmos juntos, só nós dois, propus uma viagem. Ela relutou por uns tempos, mas depois aceitou. Ficou bem feliz com a idéia. Feliz demais, até. Eu devia ter desconfiado... Ela disse que organizaria tudo, que passaríamos 4 dias num lugar bem romântico. Era novembro e nós fomos... pra Gramado!!! Na volta, ela dizia pra todo mundo:
" - Não sei porque ele ficou tão bravo! A gente saiu pra passear todas as noites! E depois, ele reclama tanto que trabalha demais, que está sempre cansado... Quando eu arranjo dias inteiros pra ele ficar de papo pro ar, sem fazer nada, dormindo até tarde, ele acha ruim! Agora, amiga, vou te contar: o festival é TU-DO-DE-BOM!!! "
Comecei a ficar desesperado! Procurei os maridos das amigas dela e vi que todos estavam na mesma situação. Criamos um grupo de auto-ajuda, e nos reuníamos, enquanto elas quiltavam, pra trocar experiências. As histórias eram escabrosas!
" - Levei minha mulher pra uma viagem à Itália pra ver se ela se desligava um pouco. Quando entramos na Basílica de São Marcos, em Veneza, ela deu um grito e caiu de quatro! Ficou o tempo todo olhando só para o chão. Disse que era uma fonte de inspiração infinita pras colchas dela. Quis tirar foto, era proibido, então ela se ajoelhou e ficou desenhando, tirando os modelos. Todo mundo olhando pras obras de arte, pros mosaicos, e ela ali, copiando o chão! E foi a mesma coisa em todas as outras cidades, Milão, Florença... Eu já não sabia mais o que fazer. Nosso álbum de fotos só tem foto de chão!!! Agora ela só fala em participar de um cruzeiro nas Bahamas. Patchwork em regime de confinamento!"
" - Comigo foi pior! Tinha uma obra perto de casa. Uma nova linha de ônibus. Eles estavam instalando os postes de luz e os tais postes vinham embrulhados em um tipo de feltro, sei lá. Só sei que ela foi até o meio da obra, uma rodovia! E saiu carregando uns 10 metros daquele feltro todo sujo de lama! Eu perguntei: ‘ - E se a polícia te pega roubando material na rua?’ E ela disse: ‘ - Imagine! Eles iam JOGAR FORA! Quer heresia maior do que jogar tecido fora?! E dá uma fibra excelente pra usar nos meus sanduíches!’ Eu fiquei em pânico pensando que a gente ia começar a comer tecido também, mas ela me acalmou dizendo que era outro tipo de sanduíche... "
" - Isso não é nada! Minha mulher voltou a estudar inglês. Eu fiquei contente porque pensei que, enfim, ela estava le libertando dessa coisa. Nada disso! Ela voltou a estudar inglês pra poder assistir um canal americano de patchwork pela internet! 24 horas por dia! Isso sem falar numa Universidade do Quilt, também americana, também por internet. O que é que eu vou fazer?", e começou a soluçar.
Os outros maridos, penalizados, ofereceram mais uma cerveja e suspiraram em uníssono! Todos sabiam muito bem o poder da Internet! E agora, depois do tal de Orkut, as coisas tinham piorado! Um deles andou bisbilhotando o perfil da mulher e descobriu que ela agora se autodenominava "Serial Quilter" e que fazia parte de uma comunidade (que ele já estava a ponto de chamar de ‘seita’) chamada (com muita razão, diga-se de passagem) de Patchahólicas Anônimas!!! É o fim!
" - É por isso que eu vim aqui, Doutor. Vim para saber se isso tem cura, se tem alguma coisa que eu possa fazer pela minha mulher!"
O médico era um especialista. Uma das maiores referências nacionais em Psiquiatria. Esse médico era realmente a última esperança de toda a família. Depois de escutar toda a história em silêncio profundo, com os braços cruzados sobre o peito e o olhar grave, o médico apoiou os cotovelos sobre a mesa, respirou fundo e disse:
" - Bem... Por acaso o senhor não poderia me dar o endereço desse grupo de maridos? Minha mulher também faz patchwork!!!!".
E começou a chorar! (Autoria de: Juliana Vermelho Martins)
20 de junho de 2011
12 SOPAS PARA ESQUENTAR AS NOITES FRIAS...
12 SOPAS PARA ESQUENTAR AS NOITES FRIAS...
12 SOPAS PARA ESQUENTAR AS NOITES FRIAS
Escolha algumas entre 12 receitas gostosas para as noites frias. Bom apetite!!!! |
Ingredientes
- Iniciar o preparo
- 400 grama(s) de mandioca(s) fresca(s)
- 1 colher(es) de sopa de óleo de milho
- 3 linguiça(s) calabresa(s)
- 1 cebola(s) média(s)
- 3 dente(s) de alho
- 1 colher(es) de sopa de colorau
- 5 xícara(s) de chá de água
- 2 tablete(s) de caldo de carne
- 1 colher(es) de chá de molho de tabasco
- 150 grama(s) de queijo de minas meia-cura
Modo de Preparo
Iniciar o preparo
- 1. descascar 400 grama(s) de mandioca(s) fresca(s, lavar e colocar para cozinhar com água e sal na panela de pressão por 15 minutos, escorrer e passar pelo espremedor e reservar.
2. em uma panela colocar 1 colher(es) de sopa de óleo de milho, 3 linguiça(s) calabresa(s) cortadas em rodelas, deixar fritar, acrescentar 1 cebola(s) média(s) picada, 3 dente(s) de alho picados, deixar dourar, juntar 1 colher(es) de sopa de colorau e deixar fritar por mais 3 minutos, acrescentar 5 xícara(s) de chá de água, 2 tablete(s) de caldo de carne e 1 colher(es) de chá de molho de tabasco e a mandioca passada pelo espremedor deixar ferver por mais 5 minutos.
3. acrescentar 150 grama(s) de queijo de minas meia-cura ralado mexer até formar um caldo grosso.
4. servir em seguida.
Ingredientes
- Colocar a carne seca de molho
- 200 grama(s) de carne seca magra
- Iniciar o preparo
- 4 mini abóbora(s)
- 1 colher(es) de sopa de azeite de oliva
- 1 cebola(s) média(s)
- 2 xícara(s) de chá de abóbora(s) japonesa
- 4 xícara(s) de chá de água
- 2 tablete(s) de caldo de galinha
- 1 xícara(s) de chá de requeijão
Modo de Preparo
- Colocar a carne seca de molho
- 1. colocar de molho 200 grama(s) de carne seca magra de um dia para o outro, trocando a água por várias vezes.
- Iniciar o preparo
- 2. no dia seguinte colocar a carne seca para cozinhar na panela de pressão com água por 20 minutos aproximadamente, desfiar e reservar.
3. retirar as sementes de 4 mini abóbora(s) levá-las ao micro-ondas por aproximadamente 2 minutos, ou até que as abóboras estejam cozidas. reservar.
4. em outra panela colocar 1 colher(es) de sopa de azeite de oliva e dourar 1 cebola(s) média(s) picada, 2 xícara(s) de chá de abóbora(s) japonesa picada, 4 xícara(s) de chá de água e 2 tablete(s) de caldo de galinha deixar ferver até que a abóbora esteja macia aproximadamente 30 minutos.
4. esperar amornar, colocar no copo do liquidificador e bater para formar um creme, voltar para panela acrescentar a carne desfiada, 1 xícara(s) de chá de requeijão e deixar ferver por mais 2 minutos, transferir para as mini abóboras.
5. servir em seguida.
dica
- colocar as mini abóboras no micro-ondas de 1 em 1 minuto para não ter perigo de queimar.
- faça esta sopa uma primeira vez, e acerte sua consistência de acordo com o gosto de sua família colocando mais água no caldo de galinha, se for o caso. assim a sopa ficará mais rala.
Ingredientes
- Iniciar o preparo
- 1 xícara(s) de chá de funghi seco
- 2 colher(es) de sopa de manteiga
- 1 cebola(s) média(s)
- 11 cogumelo(s) fresco(s) shitake
- 2 colher(es) de sopa de farinha de trigo
- 5 colher(es) de chá de vinho branco seco
- 1 tablete(s) de caldo de carne
- 1 xícara(s) de chá de água
- 1 xícara(s) de chá de creme de leite
- 2 colher(es) de sopa de queijo parmesão ralado
- 1 colher(es) de chá de sal
- 200 grama(s) de massa folhada
- 1 ovo(s)
Modo de Preparo
- Iniciar o preparo
- 1. em uma tigela colocar 1 xícara(s) de chá de funghi seco para hidratar em uma xícara de água fria. reservar.
2. na panela colocar 2 colher(es) de sopa de manteiga, dourar 1 cebola(s) média(s) picada(s) e juntar o funghi picado e (já hidratado na água fria) escorrido reservar a água, picar 11 cogumelo(s) fresco(s) shitake. misturar
2 colher(es) de sopa de farinha de trigo e mexer bem.
3. acrescentar 5 colher(es) de chá de vinho branco seco, 1 tablete(s) de caldo de carne dissolvido em 1 xícara(s) de chá de água. juntar a água do funghi até ficar um creme encorpado.
4. colocar o caldo de carne aos poucos, pode ser que nem precise usar tudo.
5. juntar 1 xícara(s) de chá de creme de leite , 2 colher(es) de sopa de queijo parmesão ralado e 1 colher(es) de chá de sal, deixar esfriar um pouco e colocar o creme em cumbucas que possa ir ao forno.
6. cobrir as cumbucas dividindo 200 grama(s) de massa folhada cortada em rodelas, passar um pouco de 1 ovo(s) batido nas bordas para a massa grudar.
7. levar ao forno quente por 10 minutos ou até a massa crescer como um suflê.
8. servir em seguida.
Ingredientes
- Iniciar o preparo
- 20 buquê(s) de couve-flor
- 2 xícara(s) de chá de água
- 3 colher(es) de sopa de manteiga
- 2 cebola(s) média(s)
- 3 colher(es) de sopa de farinha de trigo
- 4 xícara(s) de chá de leite
- 1 ½ tablete(s) de caldo de legumes
- 1 colher(es) de chá de molho de tabasco
- 2 colher(es) de sopa de salsinha
- 2 colher(es) de sopa de cebolinha
Modo de Preparo
- Iniciar o preparo
- 1. lavar 20 buquê(s) buquê(s) de couve-flor e colocar para cozinhar na panela de pressão com 2 xícara(s) de chá de água por 3 minutos. reservar a couve-flor e a água.
2. em uma panela colocar 3 colher(es) de sopa de manteiga, dourar 2 cebola(s) média(s) picadas, juntar 3 colher(es) de sopa de farinha de trigo (ver dica), retirar a panela do fogo e ir colocando 4 xícara(s) de chá de leite aos poucos para não empelotar (o ideal é misturar o leite com um batedor), voltar a panela ao fogo e deixar ferver por 10 minutos.
3. acrescentar a água reservada, a couve-flor bem picada, 1 ½ tablete(s) de caldo de legumes, 1 colher(es) de chá de molho de tabasco deixar ferver por 5 minutos.
4. por ultimo juntar 2 colher(es) de sopa de salsinha e 2 colher(es) de sopa de cebolinha picadas, desligar o fogo e esperar 10 minutos para servir.
dica:
- colher de sopa: usar a colher de sopa da medida. encher a colher com o ingrediente. passar uma faca em cima para tirar o excesso do ingrediente. a medida ficará justa.
- a sopa fica com um sabor muito especial se você pingar algumas gotas de limão no fundo do prato .
Ingredientes
- Retirar Frango do Freezer
- 2 coxa(s) e sobrecoxa(s)
- Temperar
- 1 colher(es) de chá de páprica picante
- 1 folha(s) de louro
- 1 limão(es)
- 1 cebola(s) média(s)
- 1 pimenta(s) vermelha(s) dedo-de-moça
- 4 ramo(s) de cheiro-verde
- 1 colher(es) de chá de sal
- 1 talo(s) de salsão
- 1 tablete(s) de caldo de galinha
- 10 xícara(s) de chá de água
- 2 colher(es) de sopa de óleo de canola
- 1 colher(es) de sopa de manteiga
- 3 tomate(s) médio(s)
- 500 grama(s) de capeletti fresco
- 1 colher(es) de chá de sal
- 1 colher(es) de sopa de salsinha
Modo de Preparo
- Retirar Frango do Freezer
- Retirar do freezer e colocar na geladeira 2 coxa(s) e sobrecoxa(s)
- Temperar
- 1. lavar bem as coxas e sobrecoxas, esfregar a metade de 1 limão(es), lavar novamente e deixar escorrer.
2. ralar 1 cebola(s) média(s) e passar na peneira.
3. em uma vasilha, colocar o frango, a cebola passada na peneira, em colheradas, a outra metade do limão espremido, 1 pimenta(s) vermelha(s) dedo-de-moça (ver dica), 1 de louro, 4 ramo(s) de cheiro-verde amarrados, 1 colher(es) de chá de sal, 1 colher(es) de chá de páprica picante e 1 talo(s) de salsão cortado(s) em pedaços.
4. deixar descansar neste tempero por 1 hora.
- Iniciar o Preparo
- 1. dissolver 1 tablete(s) de caldo de galinha em 10 xícara(s) de chá de água e reservar.
2. em uma panela colocar 2 colher(es) de sopa de óleo de canola e 1 colher(es) de sopa de manteiga (ver dica). quando esquentar, colocar os pedaços de frango com os temperos, e deixar refogar.
3. acrescentar 3 tomate(s) médio(s) maduro(s) sem pele (ver dica) e sem sementes. quando os tomates estiverem desfeitos, juntar um pouco do caldo de galinha reservado.
4. deixar cozinhar por 1 hora aproximadamente.
5. retirar o frango, desfiar os pedaços tirando bem os nervos e as peles. colocar este frango em uma panelinha pequena e cobrir com um pouco de caldo.
6. na panela em que o frango foi cozido, colocar o restante do caldo de galinha reservado e os ossos. deixar levantar fervura. abaixar o fogo e cozinhar por 10 minutos. coar este caldo em uma peneira fina, voltar à panela e acrescentar 500 grama(s) de capeletti fresco e 1 colher(es) de chá de sal, deixar levantar fervura, cozinhar de 7 a 8 minutos aproximadamente. o capeletti deve ficar al dente (ver dica).
7. se você quiser servir esta sopa com os pedaços de frango, esta é a hora de colocá-los. se não quiser, guarde o frango para pôr em uma salada no dia seguinte ou fazer um croquete etc.
8. colocar na sopeira, mexer bem, salpicar 1 colher(es) de sopa de salsinha picada e servir em seguida.
dicas
pimenta: se quiser um prato mais apimentado, é só amassar a pimenta usada no tempero. se quiser só um sabor de pimenta, deixe-a inteira. quanto mais amassar, mais apimentado fica.
al dente: é quando não fica nem mole e nem duro ao morder, oferece resistência.
Ingredientes
- Iniciar o Preparo
- 1 xícara(s) de chá de croutons
- 6 xícara(s) de chá de água
- 2 dente(s) de alho
- 1 colher(es) de sopa de ervas finas
- 1 noz-moscada em grão
- 1 colher(es) de chá de sal
- 800 grama(s) de abóbora(s)
- 1/2 lata(s) de creme de leite.
- 1/2 tablete(s) de caldo de carne
- 2 colher(es) de sopa de manteiga
- 1 ½ cebola(s) média(s)
- 1 colher(es) de chá de açúcar mascavo
Modo de Preparo
- Iniciar o Preparo
- 1. dissolver 1/2 tablete(s) de caldo de carne em 6 xícara(s) de chá de água fervente e reservar.
2. em uma panela colocar 2 colher(es) de sopa de manteiga, 1 ½ cebola(s) média(s) ralada(s) e 2 dente(s) de alho espremido(s) e deixar dourar. adicionar 1 colher(es) de sopa de ervas finas, 1 colher(es) de chá de açúcar mascavo, apenas duas raladinhas de 1 noz-moscada em grão e 1 colher(es) de chá de sal. reservar.
3. descascar e retirar as sementes de 800 grama(s) de abóbora(s) e picar em pedaços.
4. adicionar ao refogado reservado, deixar cozinhar um pouco amassando com um garfo. colocar o caldo de carne reservado e deixar cozinhar até amolecer bem.
5. bater no liquidificador e voltar à panela para cozinhar até engrossar.
6. acrescentar 1/2 lata(s) de creme de leite sem soro, mexer bem (opcional).
7. servir bem quente com 1 xícara(s) de chá de croutons.
dica
se quiser uma sopa light, não coloque o creme de leite.
Ingredientes
- Iniciar o preparo
- 2 colher(es) de sopa de azeite de oliva
- 1 cebola(s) média(s)
- 2 dente(s) de alho
- 2 paio(s)
- 1 litro(s) de água
- 7 batata(s) média(s)
- 1 colher(es) de chá de sal
- 5 folha(s) de couve
Modo de Preparo
- Iniciar o preparo
- 1. em uma panela colocar 2 colher(es) de sopa de azeite de oliva, 1 cebola(s) média(s) picada(s), 2 dente(s) de alho amassado(s) e 2 paio(s) cortado(s) em rodela(s) deixar refogar por aproximadamente 3 minutos.
acrescentar 1 litro(s) de água e quando estiver fervendo juntar 7 batata(s) média(s) cortada(s) em rodela(s).
2. quando as batatas estiverem bem cozidas, retirá-la s com o auxílio de uma espumadeira, sem jogar a água fora, em seguida amassar no espremedor de batatas, colocar de volta na água, temperar com 1 colher(es) de chá de sal, colocar 5 folha(s) de couve picada(s) e deixar ferver por mais 10 minutos aproximadamente.
3. deixar descansar por 10 minutos antes de servir.
dica:
- cortar a couve bem fininha para ficar com apresentação do prato mais bonita.
Ingredientes
- Retirar Carne do Freezer
- 200 grama(s) de carne moída
- 250 grama(s) de músculo
- 2 colher(es) de sopa de óleo de canola
- 3 dente(s) de alho
- 4 xícara(s) de chá de água
- 1 colher(es) de chá de sal
- 1 cebola(s) média(s)
- 4 ramo(s) de cheiro-verde
- 2 pão(es) do tipo francês claro(s)
- 1 ovo(s)
- 1 cebola(s) pequena(s)
- 2 colher(es) de sopa de salsinha
- 1 colher(es) de chá de sal
- 3 colher(es) de sopa de farinha de rosca
- 1 cenoura(s) média(s)
- 1 alho(s)-poró(s)
- 6 colher(es) de sopa de queijo parmesão ralado
- 4 xícara(s) de chá de água
- 1 colher(es) de sopa de manteiga
Modo de Preparo
- Retirar Carne do Freezer
- Retirar do freezer e colocar na geladeira 200 grama(s) de carne moida e 250 grama(s) de músculo.
- Iniciar o Preparo
- 1. em uma panela de pressão colocar 2 colher(es) de sopa de óleo de canola, 1 de cebola(s) média(s) ralada(s), 3 dente(s) alho espremidos, 4 ramo(s) de cheiro-verde amarrados e o músculo cortado em cubos e deixar dourar bem. acrescentar 4 xícara(s) de chá de água e 1 colher(es) de chá de sal, deixar ferver por 25 minutos aproximadamente até o músculo amolecer, coar em um pano bem fino e reservar.
- Preparar Almôndegas
- 1. retirar casquinha de 2 pão(es) do tipo francês claro(s), picar o miolo e colocar de molho, por meia hora, em um pouco de água.
2. passar a carne moída no processador de alimentos para moer mais de uma vez.
3. colocar em uma tigela, acrescentar a(s) gema(s) de 1 ovo(s), 1 cebola(s) pequena(s) ralada(s), 2 colher(es) de sopa de salsinha picada, 1 colher(es) de chá de sal, 3 colher(es) de sopa de farinha de rosca e o pão francês que estava de molho (espremer bem o pão para sair toda a água).
4. misturar bem e, com a mão úmida, fazer bolinhas até terminar a massa .
5. em uma panela colocar um pouco de água para ferver, diminuir o fogo e despejar as bolinhas e deixar cozinhar por 10 minutos aproximadamente.
6. com uma escumadeira, retirar e reservar.
- Preparar os Legumes
- 1. em outra panela colocar 1 cenoura(s) média(s) cortada(s) em palitos, 1 alho(s) poró(s) aparado(s) e picado(s), 1 colher(es) de sopa de manteiga e o caldo de carne reservado. acrescentar 4 xícara(s) de chá de água, mexer bem, tampar e deixar cozinhar em fogo médio por 10 minutos aproximadamente, retirar os legumes cozidos.
2. deixar só o caldo bem coado e esquentar bem. acrescentar as almôndegas e deixar cozinhar por mais 5 minutos aproximadamente, até que estejam bem quentes.
3. colocar em uma sopeira, polvilhar um pouco das 6 colher(es) de sopa de queijo parmesão ralado, enfeitar com ramos de salsinha, reservar o restante do queijo para servir à parte.
4. servir em seguida.
dicas
se quiser usar os legumes, é só passar na manteiga e servir à parte.
o músculo pode ser usado para fazer uma salada.
atenção: se não tiver tempo, em vez de fazer o caldo de carne caseiro ( como na receita), dissolver 1 ½ tablete de caldo de carne em 6 xícaras de água fervente.
Ingredientes
- Iniciar o Preparo
- 3 batata(s) média(s)
- 1 cebola(s) média(s)
- 1 pitada(s) de gengibre em pó
- 1/2 limão(es)
- 1/2 colher(es) de chá de tomilho seco
- 5 cenoura(s) média(s)
- 2 colher(es) de sopa de óleo de canola
- 2 dente(s) de alho
- 1/2 colher(es) de chá de curry em pó
- 1 ½ colher(es) de chá de sal
- 1 colher(es) de chá de molho inglês
- 2 colher(es) de sopa de salsinha
Modo de Preparo
- Iniciar o Preparo
- 1. raspar e lavar bem 5 cenoura(s) média(s), picar em rodelas, descascar 3 batata(s) média(s) e picar em rodelas. reservar.
2. em uma panela grande colocar 2 colher(es) de sopa de óleo de canola, 1 cebola(s) média(s) picada(s), 2 dente(s) de alho picado(s), deixar dourar.
3. acrescentar as cenouras e as batatas reservadas, colocar a metade de 1/2 colher(es) de chá de curry em pó (ver dica) e 1 pitada(s) de gengibre em pó, cozinhar cobertos com água fervente por 20 a 30 minutos aproximadamente.
4. retirar do fogo, deixar amornar e bater no liquidificador com a água do cozimento.
5. voltar ao fogo com o restante do curry, adicionar 1/2 limão(es) espremido, 1/2 colher(es) de chá de tomilho seco, 1 ½ colher(es) de chá de sal e 1 colher(es) de chá de molho inglês, deixar ferver por 15 minutos aproximadamente.
6. servir imediatamente com uma rodela de limão bem fina e 2 colher(es) de sopa de salsinha picada por cima.
dica
colher de chá: usar a colher de chá da medida sos. encher a colher com o ingrediente. passar uma faca em cima para tirar o excesso do ingrediente. a medida ficará justa.
Ingredientes
- Iniciar o Preparo
- 1 maço(s) de espinafre
- 2 ovo(s)
- 1 cebola(s) pequena(s)
- 3 colher(es) de sopa de farinha de trigo
- 1 noz-moscada em grão
- 3 xícara(s) de chá de leite desnatado
- 1/2 lata(s) de creme de leite.
- 1 tablete(s) de caldo de galinha
- 4 xícara(s) de chá de água
- 3 colher(es) de sopa de manteiga
Modo de Preparo
- Iniciar o Preparo
- 1.dissolver 1 tablete(s) de caldo de galinha ou de legumes em 4 xícara(s) de chá de água e reservar.
2. escolher e lavar 1 maço(s) de espinafre, colocar em uma panela grande só úmida e abafar até ficar macio, reservar.
3. enquanto isso, cozinhar 2 ovo(s), retirar a casca, cortar em rodelas e reservar.
3. passar o espinafre para o escorredor e pressionar para retirar toda a água possível. misturar esta água que saiu do espinafre ao caldo de galinha.
4. derreter 3 colher(es) de sopa de manteiga em uma panela grande, acrescentar 1 cebola(s) pequena(s) picada(s), refogar até amaciar.
5. adicionar 3 colher(es) de sopa de farinha de trigo, mexer e cozinhar por 1 minuto, depois colocar o caldo de galinha e o espinafre reservado, tampar e cozinhar por 5 minutos aproximadamente.
6. salpicar apenas duas raladinhas de 1 noz-moscada em grão e misturar bem.
7. passar no liquidificador, processador ou na peneira, e depois voltar à panela, adicionar 3 xícara(s) de chá de leite desnatado e levar novamente ao fogo baixo.
8. antes de servir, misturar 1/2 lata(s) de creme de leite batido (opcional), deixar um pouco para enfeitar.
9. colocar em uma sopeira, fazer um espiral de creme de leite e enfeitar com os ovos reservados.
dica: se preferir, usar caldo de legumes em vez de caldo de galinha.light: se quiser light, não usar o creme de leite.
Ingredientes
- Iniciar o Preparo
- 1 colher(es) de sopa de óleo
- 1 dente(s) de alho
- 1 ½ colher(es) de chá de sal
- 2 chuchu(s) médio(s)
- 1 abobrinha(s) média(s)
- 3 xícara(s) de chá de água
- 1 colher(es) de chá de molho inglês
- 1 cebola(s) média(s)
- 2 batata(s) média(s)
- 1 colher(es) de chá de manjericão seco
- 1/2 pé(s) de alface lisa
- 1/2 maço(s) de espinafre
- 1/2 colher(es) de chá de sal
- 1 xícara(s) de chá de água
- 1 colher(es) de chá de vinagre de maçã
- 2 colher(es) de sopa de creme de leite.
Modo de Preparo
- Iniciar o Preparo
- 1. você já deve ter guardado suas verduras muito bem lavadas, quando as comprou. se isto não foi feito:
2. lavar uma a uma das folhas de 1/2 pé(s) de alface lisa e 1/2 maço(s) de espinafre em água corrente.
3. colocar as folhas em uma bacia, cobrir com água, adicionando uma colher de sopa de água sanitária para cada litro de água. deixar de molho por 30 minutos. escorrer bem a água, não enxaguar, levar ao secador de salada.
4. em uma panela colocar 1 colher(es) de sopa de óleo, 1 cebola(s) média(s) ralada(s), 1 dente(s) de alho espremido(s) e 1 ½ colher(es) de chá de sal, deixar dourar.
2. adicionar 2 batata(s) média(s) descascada(s) e picada(s), 2 chuchu(s) médio(s) lavado(s) sem casca (ver dica) e cortado(s) em pedaços, 1 abobrinha(s) média(s) lavada(s) e cortada(s) em pedaços.
3. cobrir com 3 xícara(s) de chá de água fervente e cozinhar por 20 minutos aproximadamente. deixar esfriar.
4. bater tudo no liquidificador, inclusive com a água do cozimento.
5. voltar à panela, temperar com 1 colher(es) de chá de molho inglês e 1 colher(es) de chá de manjericão seco.
6. cozinhar por mais 10 minutos aproximadamente. reservar
- Montar o Prato
- 1. à parte, cozinhar a alface e o espinafre reservados com 1 xícara(s) de chá de água por 3 minutos aproximadamente.
2. bater no liquidificador com a água do cozimento e 1/2 colher(es) de chá de sal e juntar à sopa.
3. antes de servir, adicionar 1 colher(es) de chá de vinagre de maçã e 2 colher(es) de sopa de creme de leite.
4. servir imediatamente.
dica descascar o chuchu embaixo da torneira, para evitar sair um líquido viscoso do chuchu.
Ingredientes
- Iniciar o preparo
- 1 ½ xícara(s) de chá de feijão carioquinha
- 4 xícara(s) de chá de água
- 1 folha(s) de louro
- 1 paio(s)
- 1 colher(es) de sopa de azeite de oliva
- 6 colher(es) de sopa de bacon em cubos
- 1 cebola(s) média(s)
- 2 dente(s) de alho
- 1/2 pimentão(ões) vermelho(s)
- 1 ½ colher(es) de chá de sal
- 1 ½ colher(es) de chá de molho de pimenta
Modo de Preparo
- Iniciar o preparo
- 1. colocar 1 ½ xícara(s) de chá de feijão carioquinha de molho com
4 xícara(s) de chá de água por 4 horas. na panela de pressão colocar o feijão com a água acrescentar 1 folha(s) de louro, retirar a pele de 1 paio(s) colocar inteiro, cozinhar por 35 minutos, após esse tempo desligar a panela e esperar esfriar com a panela tampada, cortar o paio em fatias finas e reservar.
2. em uma panela, colocar 1 colher(es) de sopa de azeite de oliva, 6 colher(es) de sopa de bacon em cubos até liberar a gordura do bacon, quando a gordura estiver bem quente, adicionar 1 cebola(s) média(s), 2 dente(s) de alho picados, usar 1 ½ colher de sopa de 1/2 pimentão(ões) vermelho(s) picado, refogar bem e despejar na panela com feijão, temperar com 1 ½ colher(es) de chá de sal e 1 ½ colher(es) de chá de molho de pimenta, levar ao fogo novamente e ferver por 5 minutos.
3. deixar amornar, retirar a folha de louro e bater no liquidificador, passar pela peneira e manter aquecido. colocar no fundo das canequinhas ou pratos algumas fatias de paio e despejar o caldinho quente, salpicar por cima cebolinha picada e bacon em tiras frito para enfeitar.
dica:
- para 2 pessoas colocar 1 colher de sopa de pimentão vermelho picado.
- para 4 pessoas colocar 1 ½ colher de sopa de pimentão vermelho picado.
- para 6 pessoas colocar 2 colheres de sopa de pimentão vermelho picado.
- para 8 pessoas colocar 2 ½ colheres de sopa de pimentão vermelho picado.
9 de junho de 2011
6 de junho de 2011
3 de junho de 2011
Copyrighted Tom de Arte 2009. All rights reserved. Powered by Blogger
Blogger Templates created by Deluxe Templates. Wordpress designed by Simplywp