18 de julho de 2010

turquesa

Turquesa é o nome de uma cor terciária, intermediária entre o ciano e o verde. Tem esse nome em função da pedra preciosa com o mesmo nome, por sua vez, derivado da palavra francesa "turquoise", que significa "oriundo da Turquia".

Na medicina holística, essa cor tem efeitos calmantes nos pacientes, especialmente no caso em que se torna necessário curar ataques de pânico. Esta frase também se refere de nome genérico às águas do Mar do Caribe, que têm essa tonalidade.

Turquesa é uma gema geralmente de cor ciano opaca. As variedades mais caras são a "robin's egg blue," (cor azul do céu). As inferiores são esverdeadas. A turquesa que se desvanece na cor é também inferior. A turquesa é um fosfato de alumínio com pequenas quantidades de cobre e ferro. A gema é apenas ligeiramente mais dura do que o vidro.

Em épocas antigas, turquesa foi usada pelos Egípcios e foi retirada por eles na Peninsula do Sinai. Existem depósitos importantes no Irã perto de Nishapur e também no sudoeste americano. A turquesa era considerada a pedra nacional da Pérsia e usada intensamente na decoração de objetos. A Turquesa é usada por artesãos Nativos Americanos especialmente os trabalhadores em metais da tribo de índios americanos navaho. O material vívido encontrado no Arizona é conhecido como Bisbee Blue.

A turquesa, juntamente com o coral, é usada extensivamente em joalheria no Tibete e na Mongólia. A turquesa é encontrada na China e retirada das minas para venda a outros países, mas não é usada em joalheria. Algumas esculturas são feitas da mesma maneira que esculturas com jade

1 amigos comentaram...:

simplesmentefascinante disse...

Olá.Interessantíssimo, e eu que só achava a cor bonita. Blog também é cultura.....
Abração
marilene