17 de março de 2010

Torta de maças da vovó Donalda

Quem nunca sonhou com elas??? Eis a receita:




Torta de maçã de Vovó Donalda (8 porções)

Massa básica dupla p/ torta doce
Recheio: 6 maçãs Golden descascadas e cortadas em lâminas finas- 1/4 xícara de açúcar- 2 colheres (sopa) de farinha de trigo- 1 colher (chá) de essência de baunilha- 1/2 colher (chá) de canela em pó- 1/4 colher (chá) de gengibre em pó- 1/8 colher (chá) de noz moscada- 2 colheres (sopa) de manteiga ou margarina.
Aqueça o forno a 220°C. Forre uma fôrma de torta com metade da massa. Numa tigela grande, misture as maçãs com o açúcar, farinha, baunilha, canela, gengibre e noz moscada. Misture bem. Coloque o recheio por cima da massa de torta e salpique com pedacinhos de manteiga. Cubra com a massa restante e aperte as bordas da massa para selar. Pincele o topo com um pouco de leite e faça incisões na massa para ventilar. Asse por 20 minutos. Reduza o calor do forno para 180°C. Asse por mais 30 a 35 minutos até que as maçãs estejam macias.

Torta de maçã (receita básica)
MASSA (esta receita é suficiente para a massa de fundo de torta e cobertura)
Misture 2 1/2 xícaras de farinha de trigo, 2 colheres de sopa de açúcar e uma pitada de sal.
Adicione 1/2 xícara de manteiga gelada, "quebrada" em pedacinhos, e 5 colheres de sopa de óleo vegetal ao aos ingredientes secos. Passe a faca ou garfo em tudo, fazendo uma "farofa", sem misturar de fato os ingredientes secos com a manteiga. Adicione então 8 colheres de sopa de água gelada e misture até que forme uma liga (se necessário adicione mais um pouco de água, sempre gelada).
Passe a massa para uma superfície enfarinhada, amasse mais um pouco e divida em duas partes. Guarde-as (protegidas por um filme plástico) na geladeira por pelo menos 30 minutos. Estique ambas as partes fazendo um disco (ou pizza) com o rolo de macarrão, uma na medida do diâmetro da sua forma mais a altura da lateral. A outra metade pode ser esticada somente para cobrir a torta, sendo um pouco menor.
Eu geralmente uso uma forma de cerca de 25-30cm, com bordas onduladas para dar o efeito visual de tortinha da vovó Donalda (sim, eu lia muito gibi e ainda leio).

RECHEIO
Antes de começar, pré-aqueça o forno (temperatura média) se for assar logo em seguida sua torta.
Descasque e corte em pedaços pequenos (ou fatias finas) 8 maçãs médias. Tente deixar os pedaços proporcionais. Misture à parte 1/2 xícara de açúcar, 1/4 de xícara de maizena e canela em pó (a gosto). Adicione esta mistura às maçãs e coloque tudo sobre a massa que cobre o fundo da forma. Corte 2 colheres de sopa de manteiga em pequenos pedaços e disponha-os sobre as maçãs. Cubra com a outra metade da massa e vede bem as bordas, apertando. Corte algumas "janelinhas" na parte de cima, sair o vapor quando estiver assando.
Asse por 40 a 50 minutos em forno médio ou até que a massa fique dourada e o recheio comece a borbulhar!

0 amigos comentaram...: